Motivação

Gosto muito de estudar, pesquisar, aprender....e repassar o que vou assimilando.
Na Universidade sempre interessei-me por Projetos de Extensão, por considerar muito importante a divulgação de conhecimentos, que promove a interação Universidade X Comunidade. Talvez daí tenha surgido a idéia de criar esse blog.

Minha intenção é divulgar informações sobre: alimentos, higiene, saúde e conservação ambiental, com o objetivo de dar a minha parcela de contribuição para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.




sábado, 24 de novembro de 2007

SEGURANÇA ALIMENTAR...breve abordagem.


O conceito de Segurança Alimentar foi definido de forma bastante clara no documento oficial do Brasil, apresentado na Cúpula Mundial de Alimentação em 1996. O documento sistematiza o conceito da seguinte forma:

“Segurança Alimentar e Nutricional significa garantir a todos o acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis. Contribuindo assim, para uma existência digna em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana”.

Essa definição implica uma abordagem da Segurança Alimentar como um direito humano básico e conseqüentemente, da in-segurança alimentar (pobreza, fome e desnutrição), como violação desse direito.

Na realidade, desde a Declaração dos Direitos Universais da Pessoa Humana, em 1948, o direito à adequada alimentação tem sido reconhecido como necessário para a garantia de um padrão de vida satisfatório. Alguns fatores, porém, comprometem o estabelecimento da Segurança Alimentar no nosso país:

1- As mazelas sociais, que incluem a pobreza, fome e desnutrição.

2- A questão da utilização de técnicas agrícolas questionáveis, na produção de alimentos, como as modificações genéticas, agrotóxicos, antibióticos e hormônios nas rações animais, etc. Tais práticas podem comprometer a saúde do consumidor.

3- A questão da Higiene em todas as operações unitárias de produção e consumo dos alimentos, pois quando não são observadas as Boas Práticas de Fabricação, a saúde do consumidor pode ser seriamente afetada pelas DVA’s.

Assim, todos os estudos, pesquisas nas escolas, ou as ações governamentais e da sociedade civil que objetivem a Segurança Alimentar, devem estar direcionadas para qualquer uma das linhas citadas.

Finalmente, afirmo que Segurança Alimentar será sempre um objetivo a atingir, pois evidentemente sabemos que sempre surgirão novas técnicas agropecuárias; permanentemente o país enfrentará questões sócio-econômicas e conseqüentemente a população sempre necessitará de educação correta sobre Produção e Consumo de Alimentos Seguros.

Nenhum comentário: